segunda-feira, 5 de abril de 2010

Redução da jornada de trabalho no Brasil é inevitável - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/03/2010, sobre conselhos para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui)========================================

Redução da jornada de trabalho no Brasil é inevitável.

Gostaria de saber a sua opinião sobre a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, solicita uma ouvinte.

A minha opinião é, de que a redução é inevitável a questão é quando e como, a constituição federal impõe o maximo de 44 horas semanais de trabalho e o maximo de 8 horas diárias salvo exceções, e uma das exceções esta estabelecida na CLT, são as horas extras que não podem superar 2 horas por dia. O que aconteceria se a jornada semanal fosse reduzida em 4 horas?

Há duas versões, uma é a versão de quem defende o direito de trabalhadores e afirma que a medida irá gerar mais empregos, e a outra é a versão empresarial que afirma o contrario, a redução iria resultar em aumento de custos e seria repassado ao cliente final, o reajuste nos preços gerariam queda de demanda e forçando as empresas a cortar funcionários, no caso do comercio que seria mais afetado que a indústria, pequenas empresas poderiam ir à falência, porém se olharmos para o passado desde os tempos em a jornada de trabalho era de livre arbítrio das empresas, e a minha avó trabalhavam 52 horas semanais como tecelã, os argumentos dos dois lados sempre foram os mesmos na pratica, porém a cada redução de jornada as empresas encontraram maneiras de se manter competitivas, por exemplo, criando o cargo de confiança que libera o ocupante de marcar ponto e não lhe dá mais direito há horas extras outras opções foram, à terceirização e o prestador de serviços autônomos, ou PJ, um profissional que é a sua própria empresa e presta serviços a outra empresa sem a limitação de horário, além disso, houve a substituição pura e simples de gente por maquinas e sistemas.

Em minha modesta opinião, a redução da jornada para 40 horas ou até menos que isso é uma medida política e por isso mesmo será inevitável, já que terá o apoio da massa trabalhadora e gerara dividendos políticos a quem tiver envolvido nesta aprovação. Essa redução poderá ser feita de uma vez só, ou aos poucos, mas sem duvida será feita, hoje ou daqui a dez anos e quando ela for feita as empresas encontrarão como sempre encontraram maneiras criativas de contorná-la, a história mostra que empresas não engolem leis simplesmente, para cada ação sempre houve e sempre haverá uma reação.

Max Gehringer para CBN.

Um comentário:

  1. MAS O CORRETO É TRABALHAR AS 44H SEMANAIS SENDO 8H POR DIA, E SE EU ULTRAPASSAR AS 8H POR DIA, POR EX: TRABALHAR 9 OU 10H POR DIA SERIA CONTADO COMO HORAS EXTRAS.E A HORA DE ALMOÇO DEVE SER CONTADA DENTRO DAS 8H AO DIA?

    OBRIGADO;....

    CAROL MASTROIANNE

    ResponderExcluir