segunda-feira, 5 de abril de 2010

'Fui demitido e só encontro propostas que oferecem salários mais baixos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/04/2010, sobre conselhos para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).
===================================================

'Fui demitido e só encontro propostas que oferecem salários mais baixos'.

Depois de passar sete anos em uma empresa, descreve uma empresa, fui surpreendido com um inesperado desligamento, lembro que uma vez você falou que devemos estar sempre preparados para uma demissão e lembro também que quando ouvi este comentário, eu disse para um colega que você devia ser uma pessoa meio pessimista, agora eu devia ser muito otimista quando o meu chefe quando comunicou a minha dispensa, me disse que simplesmente demissões acontecem e fazem parte da vida profissional. Meio sem rumo comecei a enviar currículos em quatro meses recebi três convites para entrevistas e tive outra surpresa ruim, os salários que estão sendo oferecidos são bem mais baixos do que eu ganhava. A minha duvida é se aceito uma proposta para ganhar menos ou se continuo procurando algo mais compatível com o meu padrão de vida promete que desta vez, vou escutá-lo com mais atenção.

Legal, a resposta não vale só para você, mas também, para quem esta empregado executando a mesma função, na mesma empresa a mais de cinco anos. Eu sei que é quase impossível alguém admitir que está ganhando mais do deveria, mas isso acontece, empresa concedem reajustes anuais a títulos da reposição da inflação, ou índice de produtividade, embora estes pequenos aumentos pareçam picuinhas quando vistos isoladamente o acumulo deles após vários anos pode deixar um profissional acima da faixa que o mercado esta pagando, por que isso acontece? Porque a cada ano a muita gente entrando no mercado e disposta a ganhar menos o resultado é com passar dos anos a faixa salarial de algumas funções, principalmente aquelas para as quais a mais candidatos aumentam menos que a inflação no mesmo período um belo dia a empresa descobre que trocar funcionários pode gerar uma redução de custos, sem afetar a produtividade, claro que não deveria ser assim, mais em muitos casos é assim.

Se o nosso ouvinte recebeu três propostas para ganhar menos, parece-me lógico deduzir quem o salário dele havia ficado acima da faixa de mercado, e a solução imediata seria aceitar um salário um pouco mais baixo e fazer o que ele provavelmente não fez nos últimos sete anos, sondar constantemente o mercado para avaliar a real situação salarial e nuca deixar de fazer cursos, para se atualizar e para valer mais.

Max Gehringer para CBN.

2 comentários: