segunda-feira, 24 de maio de 2010

A chave do sucesso profissional

Fábio bandeira de Mello
Mais Negócios

Não basta apenas ter sonhos, é preciso se esforçar para realizá-los. Isso vale para tudo que fazemos e, principalmente, para conquistarmos a realização profissional. Mas, o que está faltando? Coragem, preparo, dinheiro? Geralmente surge uma pedra no caminho que impede a realização desse sonho dourado.

Arlindo Felipe Jr, diretor executivo do Grupo Soma, especializado em soluções para Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, ressalta que falta vontade para muitas pessoas. “Querer todos querem, mas somente aquele que tem vontade é quem estará disposto a enfrentar as adversidades para atingir suas metas, além é claro da preparação e planejamento pessoal.”

Arlindo Jr. acredita que os piores defeitos estão no medo de ousar, de agir e empreender. “O medo faz parte do ser humano que, em situação de perigo, induz nosso corpo a desenvolver mecanismo para enfrentarmos essa situação. Quando o assunto é mudar, evoluir, ousar, infelizmente na maioria dos casos, paramos, desistimos, não tentamos ou criarmos mecanismo para enfrentarmos com mais cautela”.

O especialista aposta na importância do planejamento e na autoconfiança das habilidades de cada um. “Todo profissional tem alguma habilidade que ele faz melhor ou a tem como ponto forte. Essa clareza e convicção fazem com que ele produza mais e sinta prazer nas suas realizações”.

Já o Coach Carlos Cruz, ressalta que a melhor estratégia é investir no autoconhecimento. “Fazer frequentemente uma auto-avaliação, levando em conta a realidade atual x resultados esperados, possibilita o mapeamento individual dos pontos fortes e fracos. Com isso, poderão investir nas qualidades e, se for pertinente, criar planos de ação para transformar dificuldades em oportunidades de desenvolvimento”, analisa o especialista em gestão e desenvolvimento.

Carlos Cruz ensina alguns pontos importantes para os profissionais que querem alcançar resultados surpreendentes, e ter sucesso na carreira.

Invista no autoconhecimento - A parte mais importante, desafiante e constante no desenvolvimento profissional é, sem dúvida, conhecer a si mesmo, reconhecer os seus valores e ter clareza dos seus talentos. Caso contrário, pode cair em armadilhas quando se executa um trabalho que demanda pouco dos pontos fortes e muito dos pontos fracos, perder o foco e ter uma visão limitada das possibilidades que surgem, devido a uma insegurança de quem não se reconhece.

Explore todas as oportunidades - Boa parte das pessoas ainda limita-se a orientar as suas carreiras apenas considerando o organograma e plano de cargos e salários da empresa em que atua. Procure explorar oportunidades dentro e fora da empresa, em busca de tendências e de opções alinhadas com seus objetivos.

Seja estrategista e crie objetivos que dependam de você - É imprescindível ter metas definidas com prazos para serem alcançadas. Porém, tome cuidado ao definir que em 3 anos você tem como objetivo alcançar o cargo X, pois esse é um referencial externo, que depende de terceiros e você corre o risco de se frustrar. Sugiro que tenha como objetivo principal algo que dependa única e exclusivamente de você. Responda a pergunta: “Como posso estar mais realizado profissionalmente daqui a 2, 5 ou 10 anos?”. Em seguida, trace objetivos secundários que, neste caso, podem estar relacionados a assumir a liderança da equipe y na empresa A.

Foque na ação para alcançar a realização - Os objetivos definidos serão possivelmente alcançados quando você traçar um plano de ação consistente. Crie mini metas para serem alcançadas e especifique quais serão os indicadores de sucesso. Para isso, responda a pergunta: Como saberei que estou alcançando meus objetivos na carreira?

Monitore, comemore e mude se for preciso - Revise constantemente o seu plano de carreira, verificando se os indicadores de sucesso estão sendo alcançados e, em caso positivo, comemore. Esteja aberto aos resultados e, se for preciso, mude.

Busque ser determinado para conquistar os seus objetivos. Não deixe que o comodismo atrapalhe o seu desenvolvimento pessoal. Lembre-se: o crescimento da sua carreira depende de você.
Fonte: http://www.gruposoma.net/sucesso-profissional.html?utm_source=getresponse&utm_medium=email&utm_content=A+chave+do+sucesso+profissional&utm_campaign=gruposoma

Abs
Secretária Executiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário