quarta-feira, 24 de março de 2010

Quem quer fazer faculdade depois dos 30 anos, deve ter paciência e determinação - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/03/2010, sobre conselhos para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).
===============================================

Quem quer fazer faculdade depois dos 30 anos, deve ter paciência e determinação.

“Tenho 34 anos e estou no quarto ano de Administração de Empresas (escreve uma ouvinte), por motivos pessoais não pude fazer um curso superior quando devia ter feito em função disso, a minha carreira estacionou no primeiro degrau, tive empregos quatro empregos em quinze anos, mais nunca passei do nível de auxiliar, que é aquele nível que você mesmo disse acertadamente no comentário que preciso usar crachá porque ninguém na empresa não sabe nem o nosso nome. Minha duvida é ao me formar ao 35 anos, posso pensar em uma mudança sensível em minha carreira, tanto em termos de função como em termos de salário?”

Vamos lá, se isso fosse uma coluna de auto-ajuda eu lhe diria que sim, claro, sem duvida, mas como isso não é uma coluna de auto-ajuda a resposta é um pouco menos reconfortante embora não seja negativa, quando eu recomendo que pessoas que chegam ao trinta anos sem um curso superior façam um, mesmo que elas acham que não precisam eu não estou necessariamente afirmando que elas terão ganho imediatos com isso, estou dizendo que elas terão menos chances de perder uma posição que já conquistaram, porque no caso de uma demissão dificilmente elas conseguirão outra vaga parecida, porque todos os outros candidatos terão curso superior.

No caso de nossa ouvinte o curso superior tem dois propósitos, o primeiro é de funcionar como um seguro ele não correrá o risco de vir ser dispensado por não ter, como seus colegas provavelmente tem formação acadêmica desejável para a função que já ocupa. O segundo propósito é investimento neste caso o retorno não será imediato, ninguém dirá agora que você se formou vamos promove-lo encarregado, promoções levam em conta muito mais do que um diploma, além disso, eu acredito que a possibilidade de isso acontecer na empresa atual será remota, mas o nosso ouvinte com o curso superior poderá começar a procurar outras opções, já sem aquele buraco na formação que ele tinha no currículo, também provavelmente o novo emprego que ele encontrará será no mesmo nível que ele já ocupa, mas talvez numa empresa melhor e que ofereça mais oportunidades.

Em resumo nosso ouvinte esta dando um passo muito importante ao se formar, agora ele precisará ter nas doses certas determinação para não desistir e paciência para não achar que tudo o que não aconteceu em quinze anos, irá acontecer em seis meses.

Max Gehringer para CBN.

5 comentários:

  1. Amei essa matéria,pois identifiquei-me completamente,trabalho a 12 anos como assistente financeira sem um diploma ou seja tenho bastante experiência mas como não sou formada, até sou reconhecida como boa profissional mas não tenho nenhuma expectativa de melhora salarial,e como voltar a estudar? Filhos,marido,cansaço,a falta de tempo enfim são tantos motivos os quais me acomodei...Talvez me aposente assim.

    ResponderExcluir
  2. Como fica o meu caso? Com 49 e ainda não sou formada e estou proucurando emprego.

    ResponderExcluir
  3. ESTOU EMPREGADO, SOU GERENTE DE PRODUÇÃO,A 11 ANOS E TENHO UM SALÁRIO RAZOÁVEL, PORÉM NÃO VEJO MAIS CRESCIMENTO ONDE ESTOU,CHEGUEI NO MEU LIMITE DENTRO DA EMPRESA, NÃO POR FALTA DE CAPACIDADE, MAS PELA PRÓPRIA EMPRESA, ESTOU NO PRIMEIRO ANO DE FACULDADE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO(PUBLICA, E ESTOU ACHANDO MUITO DIFÍCIL POIS JÁ ME ESQUECI DE MUITOS CONTEÚDOS E OUTROS QUE NUNCA TINHA VISTO.TENHO 34 ANOS .

    TA BARRA!

    MAS VOU TENTAR!
    VALEU!

    ResponderExcluir
  4. bem .., comecei a correr atraz de uma universidade de há doze anos e consegui chegar onde muitos jamais chegarão , faço medicina e tenho mais de trinta anos , sou pai de familia e larguei de uma vida de autonomo para enfrentar erra grande barra , ..olha eu reprovei o primeiro ano e este segundo dependo totalmente de mim mesmo para não reprovar de novo , percebi que quem é novo de idade não tem realmente preocupações , assim como quem já é maduro , até entendos as materias mas sempre me vejo sondando penssamentos nas hora de estudo em outras coisas , logo descobri que nós mais velhos de idade ou acima dos trinta temos outra forma de aprender , que seria mais na repetição ardua das metérias e resumos das diciplinas . infelizmente não há segredo para chegarmos a não ser muito sacrificio de horários de lazer para por a cara nos livros e resumilos uma , duas , tres...........ou quantas possiveis ,
    pelo menos eu percebi que estudando uma media de oito a seis horas por dia melhorei muito nas medias da faculdade .
    torço por nós , um abraço .

    ResponderExcluir
  5. Amei a reportagem e concordo plenamente,tenho 34 anos me formo em administração de empresas no ano que vem, e pretendo um emprego melhor com salário melhor, é claro que sem sonha muito alto né.

    ResponderExcluir