quarta-feira, 24 de março de 2010

Para tirar dúvidas sobre uma empresa, melhor perguntar a quem trabalha nela - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/03/2010, sobre conselhos para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).
===============================================

Para tirar dúvidas sobre uma empresa, melhor perguntar a quem trabalha nela.

Uma queixa muito bem fundamentada de um ouvinte, ele escreve: “Entrei num site de uma grande empresa aqui da minha região e enviei para área de recursos humanos um e-mail, perguntado quais seriam os pré requisitos para a uma vaga em minha área de formação, fiz isso com o objetivo de me preparar adequadamente para um momento em que houvesse uma vaga disponível e eu me candidatasse a ela, porque trabalhar nesta empresa sempre foi o meu grande objetivo e não recebi nenhuma resposta, mandei mais alguns e-mail e nada, tentei telefonar mas ninguém me deu atenção, só me disseram para me cadastrar no site o e que eu já havia feito, será que estou querendo demais, ou é a empresa é que esta se preocupando de menos?”

Você está muito certo, mas vamos entender o outro lado, de modo geral empresas funcionam através de processos isso significa que o coletivo prevalece sobre o individual, por exemplo, os programas de assistência medica ou de seguro de vida em grupo, dividem os empregados em três ou quatro faixas apenas conforme o nível hierárquico, as instruções se enquadram para todos que se enquadra em cada faixa sem exceções, isso reduz enormemente o tempo e quantidade de pessoas envolvidos na gestão de cada processo, se a empresa fosse discutir com cada empregado um tipo programa especifico e diferente o setor de recursos humanos teria que ter um funcionário para cada empregado. A mesma coisa ocorre com as vagas que são abertas, para poder responder questionamentos como o seu, a empresa precisaria montar um setor de respostas individuais algo que nenhuma empresa faz, porque não precisa fazer, ou em palavras mais amenas não faz por que o processo esta funcionando satisfatoriamente, dentre o que se cadastram no site sempre haverá uma parcela que poderá oferecer tudo aquilo que a empresa esta procurando e mais um pouco, essa explicação que eu dei não é dada pelas empresas, porque concordo tudo isso soa meu arrogante e meio distante, ou excessivamente homogeneizado como se o candidato fosse suco, mas você pode obter as informações que procura e são importantes para os candidatos com pessoas que trabalham na empresa, elas são uma fonte de referencia informal, porém extremamente valida e em muitos casos são até mais confiáveis do que as receitas de sucos de candidatos.

Max Gehringer para CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário