quarta-feira, 17 de março de 2010

Empregado também pode desistir do trabalho após período de experiência - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/03/2010, sobre conselhos para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).
======================================================

Empregado também pode desistir do trabalho após período de experiência.

Estou numa sinuca escreve um ouvinte. “Comecei a trabalhar numa empresa faz um mês, como eu tinha distribuído currículos para varias empresas uma delas me chamou e eu resolvi participar do processo, porque como você sempre diz é bom adquirir pratica em entrevista. Acontece que passei para fase final deste processo e hoje recebi uma proposta formal, com condições salariais melhores do que aquelas que eu tenho, a nova empresa sabe que faz pouquíssimo tempo que estou na empresa atual e não se incomoda com isso. Será que eu deveria me incomodar?”

A sua preocupação é valida, mas a sua decisão precisa ser racional, irracionalmente falando você esta neste momento no período de experiência, se você não estivesse indo bem a empresa encerraria o vinculo e contrataria outra pessoa, esse é um direito que a lei trabalhista faculta a empresa, o período e experiência não precisa durar 90 dias, pode durar um dia só, se o empregado pisar feio no tomate logo no primeiro dia, mas o contrato de experiência é bi lateral, ou seja, o funcionário também esta experimentando a empresa, ao final de três meses ou em qualquer momento, antes dos três meses, ele também pode decidir que não deseja ser efetivado e basta que ele comunique isto a empresa para que o contrato de experiência seja encerrado.

Pouca gente enxergar o período de experiência como um teste de afinidade para duas partes, para isso que ele serve que cada uma das partes tome a decisão que achar mais conveniente, portanto, o nosso ouvinte não esta numa sinuca, sinuca é uma situação em que a decisão é difícil, a execução é complicada e o resultado pode causar grandes estragos.

A decisão do nosso ouvinte é bem mais simples e têm apenas duas bolas em jogo, ambas na boca da caçapa, ele só tem que escolher qual das duas vai encaçapar, ou fica ou sai, a empresa atual ira reagir mal?

A empresa inteira não, mas o chefe imediato certamente sim, assim como um empregado não reage bem quando é informado de que não foi aprovado no período de experiência.

Max Gehringer para CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário