quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dicas para pedir demissão sem se atrapalhar


Mesmo aos ganhadores da mega-sena, que morrem de vontade de dar uma banana aos antigos chefes, falar poucas e boas, quebrar tudo e dar adeus é aconselhável que segurem seus ímpetos e leiam as excelentes dicas selecionadas para pedir demissão:

Preparar-se. Seja direto, objetivo e educado. A primeira pessoa a saber da sua intenção de se desligar da empresa deverá ser o seu chefe imediato. Procure não deixar seu chefe ou a companhia ‘na mão’ e agradeça pela oportunidade.
Não ser precipitado. Pedir demissão no calor de uma discussão ou situação não é uma decisão acertada. Acalme-se, reflita muito bem antes de fazer qualquer coisa da qual poderá se arrepender mais tarde.
Não falar demais. Não precisa dar muitos detalhes sobre o novo emprego. Quanto menos falar a respeito de para onde você vai ou quanto vai ganhar, menores as chances de cometer gafes, parecer arrogante ou pior ainda, dar a impressão de menosprezar a empresa.
Não falar mal de ninguém. Nunca fale mal de ninguém ou da empresa. Quando romper um contrato de trabalho mantenha sempre uma conduta madura e respeitadora.
Ter certeza. É preciso ter convicção de que não se quer mais trabalhar na empresa. Se pedir demissão e acabar ganhando uma promoção, tenha certeza do que quer, pois ao aceitar sem querer, pode-se tornar um profissional desmotivado.
Fazer por escrito. O pedido de demissão precisa ser feito por escrito, mesmo que seja de um trabalho temporário, neste caso a carta pode ser resumida. Caso o cargo tenha sido mais importante a carta de demissão deve ser mais detalhada e formal, pois será arquivada pela empresa.
Evitar pendências. É sempre bom sair pela porta da frente e evitar deixar algum mal entendido. Deixe claro que é uma pessoa de mercado, para que saibam que você está sempre aberto a novos desafios e neste momento estará fora da empresa.
Não falar de dinheiro. Um erro grave no momento de pedir demissão é mostrar ao antigo chefe que você está saindo por causa de dinheiro. Isto deixa a impressão de que você não dava valor algum ao seu emprego anterior.
Cumprir o aviso-prévio. Muitas vezes a pessoa pede demissão e no dia seguinte já não aparece na empresa. A falta de comprometimento pode até mesmo fechar as portas para novas oportunidades.

É importante ressaltar que mesmo se a empresa não tomar uma atitude lá muito tranquila com seu pedido de dispensa ou que alguém fique muito irritado, você deve manter sua boa conduta até o final. Não baixe o nível.

Como disse o Max Gehringer se sua despedida for turbulenta, é porque você foi um bom funcionário.

Como escrever a carta de demissão
A sua demissão deve ser informada verbalmente e por escrito. É preciso tomar cuidado redobrado com o que você escrever em sua carta de demissão, já que ela será arquivada.

Uma boa carta de demissão deve:

* Informar a pessoa ou departamento a qual a carta se dirige, assim como a data do dia em que a carta de demissão foi escrita.
* Ter a data em que pretende deixar o emprego.
* Dizer como a empresa foi boa para você, mencionando aspectos como oportunidades oferecidas, os amigos e contatos do qual desfrutou com alegria e cordialidade.
* Lembrar das realizações que você conseguiu na empresa (cuidado com os exageros). Isso é importante para o caso de precisar de carta de recomendação – use com moderação.
* Explicar com objetividade os motivos pelos quais está saindo da empresa.
* Sugerir como você pode ser substituído, se achar que a empresa pode ter problemas nesse sentido.
* Deixar a porta aberta para que seu patrão lhe ofereça incentivos para ficar (se for isso que você procura).
* Na carta, mais até do que pessoalmente, é preciso manter a conduta educada e a calma. Não importa em que condições emocionais ocorre o desligamento, se amigável ou não. A carta de demissão deve sempre ser escrita com calma, seriedade e educação.

Para o modelo da carta de demisão, acesse o link:
http://www.doceshop.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/01/modelo-de-carta-de-demissao.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário