quinta-feira, 27 de maio de 2010

"Você conhece seus direitos em caso de demissão?"

Do R7.

1 - A empresa me demitiu sem justa causa. Quais são os meus direitos?
Salário, férias vencidas e proporcionais (acrescida de um terço), 13º salário proporcional, horas extras e direito à liberação do FGTS, com multa rescisória de 40% paga pela empresa.

2 - Fui demitido por justa causa, mas discordo da decisão da empresa. O que devo fazer?
Deve se dirigir junto ao seu sindicato para entrar na Justiça contra a empresa.

3 - E se pedir demissão, quais são os direitos?
Você tem direito a salário, férias e 13º salário proporcionais ao período trabalhado, contando horas extras.

4 - Um trabalhador foi demitido no meio do mês, sem aviso prévio. Ele precisa devolver benefícios que “sobraram”, como vale transporte ou vale refeição?
Não. Mas, se a empresa quiser, ela pode descontar os benefícios que sobraram na indenização.

5 - Quem pode receber o seguro desemprego?
O trabalhador que foi demitido sem justa causa, esteve empregado sem tirar licença não-remunerada por pelo menos seis meses nos últimos 36 meses.

6 - Por quanto tempo eu recebo o seguro-desemprego?
Entre três e cinco meses, de acordo com o tempo de permanência do trabalhador na empresa que o demitiu.

7 - O que é o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)?
É um fundo constituído por conta aberta pelos patrões em nome do trabalhador que o empregador deposita mensalmente 8% do salário pago ao funcionário. Em alguns momentos, é possível sacá-lo. O benefício só vale para trabalhadores em regime de CLT.

8 - Em que situações eu posso retirar o FGTS?
Na compra da casa própria, na aposentadoria, no caso de morte do trabalhador e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.

9 - O que é o aviso prévio?
É o aviso feito pelo patrão ou pelo trabalhador de que o contrato de trabalho vai terminar. Deve ser feito com 30 dias de antecedência.

10 - Fui demitido sem aviso prévio. Tenho direito a algo?
Depende. Se você for demitido por justa causa, não tem direito. Nos outros casos de demissão por parte da empresa, recebe um salário a mais de indenização.

Fonte: R7

Secretária Executiva.

15 comentários:

  1. O fui demotido sem direito a nada ta certo isso? eles falam de falencia!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    Hoje pedi a minha demissão, e o RH da minha empresa disse que eu tenho que devolver o meu VR e meu VT, só que o meu VT tem um saldo de + ou - 580,00 R$, eles falaram que se eu não devolver o bilhete ele sera bloqueado e não poderei usar do mesmo jeito. Isso é certo... Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Fui demitida ontem sem justa causa, só que no mes passado eu havia batido uma meta da empresa e ganhei uma viagem que vai ser em outubro ou novembro, quero saber se mesmo assim tenho direito de receber a premiação no caso a viagem ou o valor dela ?

    ResponderExcluir
  4. Em caso de aposentadoria, no seu FGTS tem direito dos 40% ou é só em caso de demissão?

    ResponderExcluir
  5. Fui demitida apos o período de experiência , tenho um saldo no meu vale refeição de 200 e pouco,fui descontada (até quando peguei minha rescisão fui descontada 160 reais pois já tinha debitado no cartão do mês seguinte a qual não fiquei ) acontece que quando fui usar recentemente diz esta bloqueado , liguei para administradora do cartão e diz que ele esta bloqueado pela empresa a qual eu trabalhei, isso é certo ?
    é possível poder usa-lo novamente ? ? eu fui descontada ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos contratos entre as empresas e as operadoras de cartão geralmente trazem as obrigações do contratante, nestas obrigações as operadoras na maioria das vezes colocam a responsabilidade de avisar o prazo de validação do crédito ao ex funcionário (geralmente 60 dias), mas seria um acordo entre a operadora e a empresa, a primeira para se eximir da responsabilidade . Se esse prazo venceu perderá os créditos e o cartão cancelado automaticamente e a única forma de recupera-los é depositar qualquer quantia, mas neste caso não existe mais vinculo com a empresa então não será possível reaver os saldos estarão perdidos

      Excluir
  6. Boa noite!Fui demitido no dia 22/04 e o aviso começou no dia 23/04. Como deve ser feito o pagamento do mês de abril pela empresa? Devo receber o mês de abril normal? Ou recebo contando até o dia 22?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Bem fui admitida no dia 25 11 14 e demitida no dia 27 2 15... Motivo por ser mt séria em meu local de trabalho... Tenho direito ao aviso prévio? Quais são meus direitos? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Bem fui admitida no dia 25 11 14 e demitida no dia 27 2 15... Motivo por ser mt séria em meu local de trabalho... Tenho direito ao aviso prévio? Quais são meus direitos? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Bem fui admitida no dia 25 11 14 e demitida no dia 27 2 15... Motivo por ser mt séria em meu local de trabalho... Tenho direito ao aviso prévio? Quais são meus direitos? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde
    Estou trabalhando a 35 dias em uma empresa, porem por algum motivos internos e normas abusivas desisti de trabalhar. fui registrado desde o primeiro dia, eles pagaram vr e vt em deposito na conta.
    porem estão solicitando a devolução deste valor e não tenho como pagar.
    Eu sou obrigado a devolver?
    existe algum lugar na lei trabalhista que sou amparado?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir