terça-feira, 27 de abril de 2010

Secretário Executivo

Suas inúmeras funções têm como objetivo facilitar o dia-a-dia de chefias superocupadas.

É quase impossível imaginar diretores e presidentes de grandes empresas nacionais ou multinacionais tendo de agendar compromissos, escrever relatórios e atender telefone. O volume de trabalho desses altos executivos exige a presença de uma secretária executiva (que, quando homem, pode ser chamado de secretário ou assessor).

Exercida por grande número de mulheres, a profissão foi ampliada e engloba muitas funções, que auxiliam o desempenho dos gerentes e diretores. Mais que redigir documentos ou passar e-mails ou fax, o secretário executivo, bem informado sobre o que ocorre na empresa, deve ter capacidade para tomar decisões. Além disso, executa uma série de tarefas – assessorar, planejar e organizar o dia-a-dia, fazer follow-up, promover convenções e acompanhar reuniões e conferências, anotando e transcrevendo os tópicos importantes.

Recepcionar clientes de qualquer parte do mundo em visitas e congressos, elaborar cartas, circulares, além de tabelas e gráficos para assessorar as apresentações de um executivo, também podem fazer parte de sua rotina. Dependendo do porte da empresa e caso não conte com uma equipe (de outras secretárias e assessores), talvez precise, pessoalmente, controlar o estoque de material de escritório. Classificar e arquivar documentos importantes e ainda acompanhar publicações diárias e semanais para selecionar e coletar informações de interesse da empresa são atividades complementares desse profissional.

Para se dar bem nessa área, é imprescindível ter domínio de outros idiomas (inglês é obrigatório e o espanhol é aconselhável) e do uso de vários programas de computador, seu principal instrumento de trabalho. Exercer o cargo com senso crítico, autonomia e discrição também é fundamental.

As principais disciplinas da sua formação são: Português, Inglês, Relações Humanas, Política, Contabilidade, Estatística, Marketing e Informática.

Mercado

Estável. Em todas as empresas existe pelo menos um secretário executivo. A tendência atual é que um secretário atenda a um grupo de executivos, coletivizando os serviços.

Opções de trabalho

• Trabalhar em multinacionais, companhias aéreas e consulados.
• Atuar em construtoras e escritórios de advocacia.
• Trabalhar em empresas de importação e exportação e bancos.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.300,00.

Formação

8 semestres, em média.

Fonte: http://www.coladaweb.com/guia-de-profissoes/secretario-executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário