segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dicas para uma entrevista de emprego

Passe pela entrevista de emprego sem medos

Texto do Emprego Certo para o blog "Por que não passei?" - http://porquenaopassei.blogspot.com/

Olho no olho, respostas sinceras, transparência. Sair-se bem em uma entrevista pode ser mais fácil do que parece

Você abre a porta e encara a cena à sua frente. Atrás de uma enorme mesa, com as mãos entrelaçadas, olhar fixo no seu, um profissional mais tarimbado está à espreita. À frente dele, seu currículo. Você vacila. Não sabe se aperta a mão ou se senta direto na cadeira. Aliás, em qual cadeira? Quem começa a falar? E se ele perguntar sobre a manchete dos principais jornais do país, sobre a situação da crise americana? Se quiser saber sobre os últimos lançamentos da indústria e o impacto no crescente aquecimento global?

O momento da entrevista é, para muitos, crucial na carreira. E nesse momento não há ninguém que cristalize mais a tensão do que o próprio entrevistador. Mas aí vai uma boa notícia: ele é uma pessoa igual a você. E quer ouvir apenas um tipo de assunto: o profissional. E com um tipo de tom: a sinceridade. Tudo o mais é fórmula de bolo que tem a grande chance de dar errado.

Para ajudar você a superar este momento, preparamos algumas dicas.

1. Evite respostas com jeito de frase feita
Entrevistadores são profissionais de recursos humanos treinados para identificar candidatos que adoram frases ensaiadas. Evite deixar sair da sua boca respostas como: “Gostaria de ser a engrenagem que fará a máquina de sua empresa funcionar melhor” e coisas do gênero. Seja natural, tão formal quanto a situação demandar, nem um pingo a mais.

2. Não invente e seja firme
Seja realista em suas qualidades e limitações. Se você não tem determinada certificação, não minta. Se ainda não domina a terceira língua estrangeira, não caia na tentação de arranhar alguma frase nesse idioma e assim por diante. Da mesma forma, quando o assunto for suas qualificações, seja firme e não deixe passar em branco uma qualidade que você julgue importante para aquela empresa. Aliás, seja firme o tempo inteiro.

3. Seja transparente quando o assunto for presença digital
A primeira coisa que um profissional de seleção fará após ler seu currículo é jogar seu nome do Google. Redes sociais, resenhas em sites de comércio eletrônico, blogs, fotologs, enfim, a internet vai contar muito sobre você. Portanto, fique sempre atento à integridade de seus variados perfis e evite tornar público o que você não quer que saia de dentro de seu ambiente pessoal. A internet é um ambiente público, não se esqueça disso.

5. Se errar, conserte
Lembra quando dissemos que o entrevistador é um ser humano como você? Pois é. Ele vai perceber quando você errar, seja em questões menores, como a concordância de uma frase, ou nas mais cabeludas, como trocar o nome da empresa ou enganar-se sobre a data de conclusão de um curso. Mantenha a firmeza, cabeça erguida e conserte o engano, se possível ainda na mesma frase. Um erro raramente desqualificará você na entrevista, a arrogância de ignorar seu próprio erro, sim.

6. Pergunte também
Algo que muitos entrevistados esquecem é que podem e devem fazer suas próprias perguntas. A empresa está buscando você, então algum interesse ela deve ter, não se esqueça disso. Qual será seu plano de carreira? Quais os planos de crescimento da empresa para os próximos cinco anos? Qual o perfil de sua equipe? Seja focado e profissional. Quer uma boa dica? Prepare uma listinha de perguntas antes.

7. Entrevista não é stand-up
Estar sereno, firme e com o coração aberto não quer dizer que você vai se transformar no próximo sucesso da temporada de humor! Evite as piadas, os comentários jocosos ou preconceituosos. Por mais informal e moderno que seja o seu futuro local de trabalho, ele não é um palco para a última piada do português.

Concluindo

O momento da entrevista merece treino, concentração e seriedade. Mas é também o momento de você conhecer pessoalmente um representante daquela empresa. Seja firme e proativo, faça as perguntas certas e mostre a que veio.

Quem sabe da próxima vez que você apertar a mão do entrevistador já não estará empregado?

Fonte: http://www.portaltrainee.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=162&catid=42

2 comentários:

  1. Excelente reportagem , ser sincero e verdadeiro nas respostas e tambem ter interesse em saber o perfil da empresa para a qual se está candidatando é uma ótima dica, pois muitas das vezes os próprios entrevistados tem medo de perguntarem.

    Ser direto e interessado, profissional é o mais correto a se fazer .

    ResponderExcluir
  2. ja participei de diversas entrevistas de estagio mas sempre sou desclassiicada o que acontece e que no caso do secretariado muitas candidatas já vem com bagagem de recepçao e eu so trabalhei com o call center teria alguma dica para compensar a falta de experiencia da aréa?

    ResponderExcluir