terça-feira, 9 de março de 2010

Acomodação gera desatualização e medo - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/03/2010, sobre conselhos para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).
===================================================

Acomodação gera desatualização e medo.

Tenho 45 anos escreve um ouvinte, e descobri que minha vida profissional se divide em duas partes.

Na primeira até os meus 35 anos aconteceu muita coisa boa, e na segunda nos últimos 10 anos não aconteceu nada, sou respeitado e o meu trabalho é elogiado, mas sinto calafrios só de pensar que provavelmente, nada irá acontecer nos próximos anos, não quero sair da empresa porque o ambiente é bom e o meu salário também. Será que existe um momento em que a gente precisa se acostumar com a idéia, de que já chegou no maximo a que poderia chegar?

Claro que não, isso seria entregar os pontos na flor da idade nosso ouvinte tem 25 anos de carreira e ainda terá pelo menos mais 20. A minha primeira sugestão é seria o retorno dele aos estudos fazer um curso de especialização ou uma pós graduação, isso permitiria que nosso ouvinte encontrasse gente com quem poderia conversar, pessoas de outras empresas que eventualmente estarão precisando de alguém com o conhecimento e a experiência que o nosso ouvinte já tem. Também é bom lembrar, que a conclusão de que a nosso ouvinte chegou, a de que não é bom sair porque o ambiente é bom e o salário também, é uma acomodação. Certamente existem outras empresas que podem oferecer condições semelhantes, além de proporcionar as oportunidades que nosso ouvinte acredita que não terá na empresa atual.

Minha conclusão, e eu posso estar errado é a de que o nosso ouvinte gostaria de me ouvir dizer: “-É isso mesmo, fique onde você esta, e você não correrá risco desnecessários.” Eu prefiro dizer, que se o nosso ouvinte está preocupado aos 45 anos a um risco de que ele esteja assustado aos 50, e próximo da paranóia aos 55, porque acomodação gera desatualização que irá gerar um medo adicional, o de perder o emprego numa idade em que a recolocação no mesmo patamar começa a ficar mais complicada.

Não estou sugerindo que o nosso ouvinte aceita a primeira proposta que irá aparecer, apenas sugiro que ele volte a estudar e abra os ouvidos para o que mercado de trabalho ainda pode oferecer, a quem, como ele ainda esta no meio do caminho não no fim da picada.

Max Gehringer para CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário