quarta-feira, 14 de abril de 2010

'Já prestei mais de 30 concursos, mas nunca passei em nenhum'- by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/04/2010, sobre conselhos para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).
============================================

'Já prestei mais de 30 concursos, mas nunca passei em nenhum'.

Eu me formei há quatro anos, escreve uma ouvinte, e decidi investir todo o meu tempo na preparação para concurso público, ralei muito estudando 10 horas por dia incluído finais de semana meus pais sempre me apoiaram e continuam me apoiando, mas já prestei mais trinta concursos e tirei notas altas em vários deles, porém insuficientes para conseguir as vagas. Agora começou a cair a ficha estou com vinte e cinco anos e nunca trabalhei, tem dias que me sinto otimista e tem dias que me sinto deprimido, será que estou no caminho certo ou estou cavando um buraco do qual não vou mais conseguir sair.

Eu tenho visto alguns editais de concursos públicos que me chamam a atenção pela remuneração oferecida, na semana passada vi um para assistente administrativo com o salário inicial acima de quatro mil reais, e em empresas privadas mesmo aquelas de grande porte um assistente administrativo, ganha metade disso quando muito, somando-se ao salário a estabilidade do serviço público. É lógico que cada vez mais candidatos sejam atraídos pelos concursos públicos, quanto mais candidatos se escrevem menores são as possibilidades de cada um, existem concursos em que a proporção por vaga oferecida, rivaliza com as dos vestibulares das universidades famosas, a conclusão é fria e matemática, a grande maioria dos concursandos não conseguirá a vaga pretendida.

No caso do nosso ouvinte, eu tenho de concordar com a sessão que ele tem nos dias depressivos , quatros anos é muito tempo está na hora de ele conseguir um emprego numa empresa privada, para como ele mesmo diz não cavar um buraco na carteira profissional. Esse emprego poderá não ser o que nosso ouvinte quer da vida, o salário não será lá estas coisas e a empresa não poderá ser de primeira linha, uma vez empregado o nosso ouvinte deve continuar com concursos públicos, só não deve dizer isto em entrevistas porque não seria contratado, e nem deve revelar seus planos para seus colegas de trabalho, mesmo aqueles que parecem mais amigos, empresas ouvem tudo que se diz nos corredores e não apreciam profissionais que entram nela com outro objetivo imediato em vista.

Max Gehringer para CBN.

4 comentários:

  1. pode acreditar... nem se vc disser que quer ser empreendedor um dia.. nao te contratam, imagina então concurso publico... melhor dizer "quero apremder, receber desafios, trabalhar sob pressao.. e fazer carreira".... balela

    ResponderExcluir
  2. O que você descreve é a realidade de 90% dos nossos jovens que, apostam todas as fichas em uma faculdade, terminam, e aí! O que fazer para consegui um emprego e colocar em prática o que aprendeu? Quanto mais o tempo passa mais jovens irão aparecer cheio de sonhos e o que é pior acompanhado da agústia, que de repente está ficando velho e se tornando um incapaz. Daí muitos se jogam em qualquer aventura para consegui algum dinheiro, e o que me magoa é queando vejo jovens nas ruas vendendo quealquer coisa diga-se de passagem para não fazer nenhum,a besteira, aparecem os fiscais e recolhe o que está vendendo. Resumindo acompanho um jovem desde que nasceu, cheio de sonhos, já prestou vários concursos público chegando a ser bem colocado e está nesta condição que você está, com uma mão na frente e outra atrás, mas pensando bem aqui é o Brasil, dos sonhos, das desilusões e carnavais.

    ResponderExcluir
  3. Não tá fácil viver nesse mundo cão.

    ResponderExcluir