sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pequeno dicionário do mundo corporativo: profissão - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/02/2010, sobre a palavra profissão.


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Pequeno dicionário do mundo corporativo: profissão.

A palavra de hoje é profissão, ela veio do latim profissiones que significava uma declaração pública em voz alta, o sentido original ainda pode ser visto em professar a fé, que é os fieis fazem nos ritos religiosos.

Antigamente um profissional apenas dizia o que era capaz de fazer e todos acreditavam porque, a sua palavra bastava.

Hoje além da palavra ele precisa acumular muitos diplomas e mesmo assim, sempre aparece alguém para duvidar de sua competência.

Max Gehringer para CBN.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pequeno dicionário do mundo corporativo: gerúndio - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/02/2010, sobre a palavra gerúndio.


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Pequeno dicionário do mundo corporativo: gerúndio.

A palavra de hoje é gerúndio, o gerúndio e o gerundismo são como o trigo e o joio o gerúndio é saudável a praga é o gerundismo, uma construção importada do inglês idioma comumente utiliza verbos auxiliares, lá dizer “Will bi love you”, soa normal, aqui se alguém disser eu vou estar amando você vai ferir até os ouvidos mais apaixonados, e dizer nosso diretor vai estar entrando em contato, causa cólicas gramaticais até em que não é muito chegado em um chá de gramática.

O gerúndio é uma forma verbal muito bonita que deve ser usada e preservada é o gerundismo que precisa ser erradicado tentar acabar com um acabando com os dois seria o mesmo que tentar matar o bicho da goiaba, cortando a goiabeira.

Max Gehringer para CBN.

Pequeno dicionário do mundo corporativo: sarcasmo - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/02/2010, sobre a palavra sarcasmo.


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Pequeno dicionário do mundo corporativo: sarcasmo.

A palavra de hoje é sarcasmo, na vida profissional o bom humor tem uma influência muita positiva mais que pode causar um efeito inverso quando se transforma em sarcasmo, que é aquele tipo de humor agressivo, mais impertinente do que divertido e compartilhado.

Sarcasmo veio da palavra grega para carne, foi do ato de retalhar a carne que surgiu a palavra sarcasmo, por isso piadista sem hora e sem noção esta mais para açougueiro do que para humorista, enquanto o bom humor pode ajudar a cicatrizar uma desavença de trabalho o sarcasmo faz o contrário machuca ainda mais.

Max Gehringer para CBN.

Pequeno dicionário do mundo corporativo: medo - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/02/2010, sobre a palavra: medo.


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Pequeno dicionário do mundo corporativo: medo.

Vamos continuar hoje com o nosso pequeno dicionário corporativo de férias desejando que todo mundo que esticou a semana de carnaval, encontre tudo em paz e harmônio quando retornar ao trabalho na semana que vem.

Hoje vamos falar de uma palavrinha latina metus, o nosso velho e bom medo, dela derivaram duas palavras que parece não ter mais parentesco entre si, mas tem, a primeira é meticulosidade a características das pessoas detalhistas, cuidadosa e minuciosas, a segunda é timidez. Na raiz de ambas estas o medo de sofrer algumas critica por deixado de fazer alguma coisa, no caso do meticuloso ou de dizer algo que poderá não ser bem aceito ou interpretado, no caso do tímido.

Em empresas o meticuloso atrapalha o ritmo dos demais por sua excessiva preocupação ou picuinhas, mas o tímido atrapalha a sim mesmo por guardar para si sugestões e atitudes, que poderiam melhorar a sua imagem profissional.

No mercado de trabalho sempre é bom ser cuidadoso, mas nunca temer algo que no fundo só existe dentro da própria pessoa.

Max gehinger para CBN.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O que responder em uma entrevista sobre o interesse em mudar de emprego? - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/02/2010, sobre conselhos para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).
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Sobre O que responder em uma entrevista sobre o interesse em mudar de emprego?
Vamos fazer hoje mais uma pausa em nosso dicionário corporativo de férias, para responder há varias mensagens de ouvintes que não sabem o que responder quando o entrevistador pergunta: - Porque você deseja mudar de emprego? Evidentemente se esta pergunta se repete em praticamente todas as entrevistas, é porque bons motivos para ela existem.

O entrevistador esta interessado em saber, se o candidato tem algum problema na empresa atual que pode se manifestar também no novo emprego, caso ele seja contratado, por isso nas entrevistas, devem ser evitadas as criticas e as acusações ao chefe, a empresa, ou aos colegas, por melhor que seja a explicação do candidato para o entrevistador que esta com uma situação mal resolvida de relacionamento pessoal, não irá resolvê-la apenas com uma mudança de emprego, porém se o candidato fizer apenas elogios a empresa atual a pergunta se torna ainda mais valida. Porque ele deseja mudar se tudo esta bem? A maneira mais adequada de responder é mencionando algo que o potencial contratante tenha e a empresa atual não tenha, oportunidades de carreira, por exemplo, há muita gente que esta satisfeita com os colegas, o salário e o ambiente de trabalho, mas já percebeu que os gestores da empresa atual estão cimentados em seus cargos e que a possibilidade de uma promoção será praticamente nula, mas e se o candidato trabalha em uma grande empresa e quer ir para outra grande empresa, ai já não daria para usar como argumento a falta de oportunidades.

Minha dica é pesquisar o site da empresa, e encontrar pontos que possam ser mencionados na entrevistas, índice recente de crescimento acima da média, a preocupação com a responsabilidade social a possibilidade de fazer cursos, o status que trabalhar nesta empresa daria, testemunho de pessoas que trabalharam ou trabalham na empresa e que só tem elogio a fazer ou qualquer outro fato que deixe o próprio entrevistador orgulhoso de esta trabalhando ali, pode parecer que não mais demonstrar em uma entrevista conhecimento e apreço pelo que a nova empresa faz e é traz melhores resultados do que ficar discorrendo sobre os próprios méritos.

Max Gehringer para CBN.

Pequeno dicionário do mundo corporativo: atitude- by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/02/2010, sobre a palavra: atitude.

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Pequeno dicionário do mundo corporativo: atitude.
A palavra de hoje é atitude, escreve um ouvinte para dizer que na empresa dele os diretores vivem repetindo que esta faltando atitude, e o nosso ouvinte pergunta o que exatamente os diretores estão querendo dizer.

Muito bem da palavrinha latina atos, derivaram duas palavras que utilizamos muito aptidão e atitude, aptidão significa esta preparado para se fazer um trabalho isso se aprende em cursos escolares ou através da experiência pratica. Já atitude, é a disposição para executar este trabalho é ter vontade e determinação, para se fazer mais do que se espera e não desisti ao primeiro obstáculo.

Todos nos conhecemos gente que tem vontade mais não estudo e também gente que tem estudo mais não tem vontade, por isso pensando em uma carreira não basta ter só aptidão ou só atitude, é preciso juntar as duas coisas.

Max Gehringer para CBN

Mudando de emprego - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/02/2010, sobre conselhos para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).
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Sobre mudando de emprego

Hoje vamos fazer uma pausa no nosso pequeno dicionário corporativo, para atender uma ouvinte que tem um problema serio e imediato para resolver.

Ela foi convidada a mudar de emprego, para uma empresa muito maior e ganhando o dobro do que ganha na empresa atual, até ai qualquer um de nos mudaria sem pensar muito, acontece que na entrevista com o gerente de recursos humanos da nova empresa o dito perguntou a nossa ouvinte, como ela se sentiria trabalhando com um gerente autoritário a nossa ouvinte deu uma resposta diplomática e perguntou quando iria conversar com o tal gerente que seria o seu chefe direto, o gerente de recursos humanos respondeu que tudo já estava certo e nem seria necessária a entrevista com o gerente autoritário, isso foi ontem nossa ouvinte tem que dar resposta final até amanhã e esta com uma pulga atrás da orelha, não por desconfiança mais porque ela consultou pessoas que conhecem o gerente autoritário e ouviu a respeito dele alguns adjetivos assustadores como grosso e mal criado. “E agora?” Pergunta no ouvinte.

Bom, muita gente acha que o dinheiro compensa o desprazer mas eu penso diferente, a nossa ouvinte veria o dinheiro uma vez por mês e o gerente grosso todos os dias, todas as horas, todos os minutos. Além disso, como ela já entraria na empresa com um pé atrás qualquer coisa que o gerente dissese seria amplificada por um temor prévio.

Minha sugestão para nossa ouvinte é a mais simples, quem troca a saúde física e mental por dinheiro no fim sempre acaba no prejuízo, mas a algo que a nossa ouvinte deve considerar se ela recebeu uma proposta para ganhar o dobro isso quer dizer que ela esta ganhando na empresa atual bem menos do que merece, propostas assim não caiem do céu simplesmente.

Portanto, a nossa ouvinte não deve avaliar a proposta que recebeu como sendo a única que receberia ela deve sondar o mercado que neste momento esta contratando, algo me diz que nossa ouvinte não demorará a encontrar uma empresa que lhe ofereça o salário gordo, mas sem o gerente grosso.

Max gehinger para CBN.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MATENHA-SE INFORMADA.

Pessoal!

Selecionei alguns sites, que acho interessante dar uma lida pela manhã nas principais matérias e para que estejam informadas e seus chefes não as peguem de surpresa.

Vamos, lá!

Portal Terra:
http://www.terra.com.br/portal/

UOL
http://www.uol.com.br/

Folha On Line
http://www.folha.uol.com.br/

Estado de São Paulo
http://www.estadao.com.br/

Correio Braziliense
http://www.correioweb.com.br/

Valor Economico
http://www.valoronline.com.br/

O Globo
http://oglobo.globo.com/

Rádio CBN
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm

Revista Época
http://revistaepoca.globo.com/

Dica de uma Spiritual Coach

Tenho uma vida cheia. Cheia de alegria, cheia de trabalho, cheia de determinação e cheia de sonhos

Trabalho em vários lugares diferentes (Tv, rádio, yoga spa, consultoria, revistas, Ong), adoro participar de eventos e ainda procuro ser voluntária em várias atividades. Mas não vivo só do trabalho. Acordo cedo, dou aula de Yoga em casa, faço meditação e aí faço ginástica para lembrar que tenho corpo físico. Como pisciana, vivo achando que sou só espírito. Muita gente me pergunta se é necessário mesmo acordar cedo para aulas de Yoga e meditação. Pois é. Só fazendo meditação e passando um pouco do que sei da filosofia védica, é que consigo fazer tantas coisas ao mesmo tempo.

Conheci a filosofia Vaisnava em 97. Essa tradição védica tem uma posição histórica específica, originária da Bengala, na Índia. Apesar de milenar, teve sua revitalização fortalecida há quinhentos anos com a presença de Chaitanya Mahaprabhu, considerado por muitos como a encarnação divina. Fui iniciada (uma espécie de batismo) em 2000.

Durante todo este tempo fui praticante, mas vivia o dilema eterno: viver uma vida espiritual ou viver uma vida material. Um dia acordei e saquei que já era Vaisnava e que tinha obrigação de assumir minha posição e viver em harmonia com a vida

que dizem ser real. Nunca senti falta de uma religião, porque sempre fui religiosa.

Sempre acreditei na força da humanidade e na luz que vem do céu. Mas, aquela pergunta sobre o sentido da vida, (de onde viemos, para onde vamos, o que estou fazendo aqui?) nunca calou. Duas coisas me levaram até a Índia, até as escrituras sagradas védicas. Uma foi a alegria de viver e a outra foi o sentido da doação. A filosofia vaisnava reflete o controle dos sentidos e a consciência espiritual, trazendo a força da intuição. O corpo é apenas morada do saber. Dos princípios básicos levamos o desapego. Nada é nosso e nada, a não ser nossa alma terá um caminho.

Talvez a linguagem mais interessante que nossa mente nos fornece seja a intuição, esta percepção profunda que vem da alma, trazendo a sensação de que já sabemos ou que obtemos a resposta bem antes de tomar qualquer decisão ou ação.

Chamamos a intuição de a "Voz do coração", esta primeira mensagem que recebemos quando pensamos em algo ou em alguém. Normalmente, logo a seguir, vem a mensagem fria do nosso raciocínio cartesiano negando nossa intuição ou fazendo pouco caso do conteúdo que ela nos traz. E assim perdemos uma comunicação preciosa de quem está conectado com o grande Universo dentro e fora de nós.

Parece incrível que o ser humano tenha desprezado por tantos séculos esta fantástica forma de nos relacionarmos com as fontes divinas de informação e cura. Até hoje isso acontece entre as pessoas. O intuitivo é desprezado nas grandes corporações como aquele que "fala umas coisas que não podem ser provadas cientificamente", e mais tarde acabamos por ver que aquela idéia que o intuitivo tinha apresentado era realmente uma idéia muito à frente do seu tempo e que, com certeza, iria funcionar caso fosse aplicada.

E foi com uma vida inteira dedicada à pesquisa do ser humano em todas as suas possibilidades, que rompi paradigmas e consegue unir os mais nobres e elevados conceitos espirituais de sentido da vida às mais exigentes necessidades práticas de produção, eficácia e liderança empresarial, no que chamam hoje no mundo de Spiritual Coach . O resultado dessa aplicação é a melhoria do clima organizacional, da produtividade, da segurança do trabalho, do sentido de equipe e da qualidade de vida do grupo.

Dizem que os vaisnavas vivem o otimismo e o pessimismo com o mesmo peso. E na verdade não é isso. É que as escrituras sagradas dizem algo que todo mundo já sabe: esta vida não tem sentido. Aí as pessoas pensam que a gente vira goswami (monge) e quer desistir, que esta vida não vale a pena. Não é isso. É só pensar que o sentido não está em

nada físico, nada que conseguimos pegar e levar para casa.

Carro novo, salário mais alto, líder de qualquer coisa. O importante é ser otimista e acreditar que dando o melhor de si para o mundo, para o próximo e para o espírito, encontramos a felicidade. Não existe outro objetivo na vida que não o de buscar a felicidade. Meu pai sempre diz: "O amor não tem ação sobre si mesmo".

Por isso temos que amar fazendo alguma coisa, dedicando tempo e sono para objetivos mais íntegros e serenos. Nesta mística o primeiro é a doação e segundo a oblação.Com um pouco de humildade, diminuímos os desejos desenfreados e construímos desejos mais próximos da nossa realidade. Eu tento todos os dias com a ajuda de meu Guru e o amor que emana das pessoas que estão perto, ser gente a cada minuto.

Não existe perda efetiva, fim e separação. Carro, casa, coisas, pessoas, tudo tem seu lugar e não significa que não são importantes, mas não nos apegamos a respostas. A gente vive se apegando, até aos problemas. Passamos dias e noites pensando naquela coisa ou naquela pessoa que fez isso ou aquilo... A paciência e a doação, nos livram desta aflição.

Dica da semana: Pare no meio da Avenida Paulista ou na avenida principal da sua cidade e veja o pôr do sol.

Frase da semana: "Eu preparo uma canção que faça adormecer os homens e despertar as crianças." Carlos Drummond de Andrade
Fonte: Somos todos em um

Você costuma párar para observar o que acontece ao seu redor?

Fonte: http://msn.minhavida.com.br/conteudo/1578-Dica-de-uma-Spiritual-Coach.htm

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Fiquem ligados! Guia de Salários

Veja abaixo pesquisas de média salarial feita por alguns Sindicatos de Secretários (as):

BAHIA
Técnico: R$ 800 à R$1.400,00
Secretário Executivo – R$ 1.400,00 a R$ 5.200,00

CE
Técnico em secretariado - R$ 850,00
Secretário Executivo - R$ 1.650,00

DF

Salário Médio
Técnico em Secretariado - entre R$ 573,00 a R$ 888,00
Secretária (o) Executiva (o) - entre R$ 1.368,00 a R$ 2.250,00

MT
Técnico em secretariado - R$ 700,00
Secretário Executivo - R$ 1500,00

MG
Técnico em secretariado - R$ 600,00
Secretário Executivo - R$ 1.000,00
Secretária bilingue - acima de R$ 1.500,00

PB
Técnico em secretariado - R$ 600,00 a R$ 800,00
Secretário Executivo - R$ 800,00 a R$ 1.500,00

PR
Técnica(o) em Secretariado:
profissionais de nível técnico em pequenas e médias empresas: de R$ 800,00 a R$1.500,00
em empresas de grande porte: de R$1.800,00 a R$ 2.800,00
Para Secretária(o) Executiva(o):
em empresas de porte médio: de R$1.200,00 a R$3.200,00
na empresa de grande porte: de R$3.500,00 a R$8.000,00

RJ
•no mercado para profissionais de nível técnico: R$ 1052,00
•na empresa de porte médio: R$ 1281,00
•na empresa de grande porte: R$ 1683,00
Para Secretária Executiva:
•no mercado a partir de: R$ 1904,00
•na empresa de porte médio: R$ 2065,00
•na empresa de grande porte atinge: R$ 7000,00

RR
Técnico em Secretariado - R$680,00 a R$ 920,00
Secretário Executivo - R$1.000,00 a R$ 2.350,00

RS
Técnico em Secretariado - Mínimo de R$500,00 (aumenta a partir da experiência)
Secretária Executiva - Mínimo de R$1.000,00 (com domínio de no mínimo um idioma, a partir de R$1.300,00)
www.sisergs.com.br/declaracao.php

SC
Técnico em secretariado - R$ 750,00 a R$ 1.200,00
Secretário Executivo - R$ 1.500,00 a R$ 3.500,00

SP
Secretária Português R$ 1500,00
Secretária Bilíngüe R$ 2500,00
Secretária Trilíngüe R$ 3500,00

Fonte: http://www.fenassec.com.br

Secretária Executiva

Secretária de Futuro

COMO ORGANIZAR E PARTICIPAR DE REUNIÕES

* O Briefing
A pauta de reunião deve ser comunicada antes para que todos se preparem.
* Disposição da mesa
Não é a cabeceira que confere a autoridade a quem conduz uma reunião, mas sim o desempenho e o equilíbrio na distribuição dos lugares. O lider deve ficar visível a todos os participantes, e seus assessores diretos estrategicamente distribuídos, frente a frente, para que melhor se estabeleçam as relações de entendimento, um completando o pensamento do outro a partir do olhar.
* Lugares
É visto como privilégio sentar-se à mesa de reunião ao lado do lider. Não cabe aos mais jovens, ou ao funcionário recém-admitido, dirigir-se logo a esta posição. A razão está no protocolo; os lugares à direita e à esquerda da pessoa mais importante são de honra e isto fica no subconsciente das pessoas, mesmo que a situação seja de informalidade.
* Maneiras
A apresentação de um novo gerente, responsável pela vida funcional do grupo, é feita geralmente em reuniões. É ocasião de ouvir e não de fazer perguntas para se fazer notar pelo chefe está chegando. Quando este faz perguntas é seguida a hierarquia, e os funcionários deixam seus superiores com a palavra e não ficam expondo os problemas do setor. Melhor do que se fazer notar numa reunião, é deixar que, posteriormente, o próprio trabalho desperte a atenção.
* O Fumo
Numa primeira reunião, quem dá o exemplo ou verbaliza que se pode fumar é o líder. Mesmo num clima informal, não cabe a pergunta "Permite ..." já com o maço de cigarros na mão. Os fumantes sabem que são discriminados na maioria dos países, e, numa sala de reuniões, devem ficar próximos uns dos outros, de preferência perto uma janela aberta.
Cuidado com os cinzeiros sobrecarregados, que deixam um cheiro desagradável. Daí a necessidade de coletores de cinza, em metal, com tampa, do mesmo tipo usado em festas, colocados nas pontas de mesa.
* Bebidas
preparo do material de uma reunião mais longa inclui bebidas: água gelada e cafezinho. O copo d’água já pode estar diante de cada lugar e depois o garçom serve o café. Mais prático é preparar um carro de chá com garrafas de água mineral, copos e térmicas com café, açucareiro e adoçante artificial para self-service. Informalmente, as xícaras e copos podem ser descartáveis, com suportes padronizados.
* Crachá
A identificação do pessoal interno significa a quebra de uma barreira de gelo quando nem todos sabem quem é quem ou a função exercida dentro da organização. No Japão, o crachá é altamente valorizado na promoção da intimidade empresarial: na linha vertical, facilita ao presidente da empresa dirigir-se a um funcionário pelo seu nome. Os convidados de uma reunião também recebem o seu crachá com a indicação da empresa a qual pertencem e a sua função.
* Ata de Reunião
À secretária cabe a redação da ata. Anotar todas as discussões resumidamente e as resoluções como foram formuladas.
A ata é um resumo escrito do que se disse ou se fez na reunião. É um relatório. Alguns procedimentos básicos são: anotar o assunto principal, o motivo da reunião, o essencial da discussão, as decisões e conclusões e nome dos participantes.
A ata deve ser assinada pelos participantes da reunião em alguns casos, pelo presidente ou secretário, sempre.

Deve constar numa ata:

* Dia, mês, ano e hora da reunião (por extenso);
* Local da reunião;
* Pessoas presentes (com suas respectivas qualificações);
* Declaração do presidente e secretário;
* Ordem do dia;
* Fecho.
Fonte: http://paty_moreton.sites.uol.com.br/

Secretária Executiva.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pequeno dicionário do mundo corporativo: placebo- by Max Gehringer


2010-02-09 18:17 PM by Ge Mota

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/02/2010, sobre a palavra prestígio.


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Pequeno dicionário do mundo corporativo: placebo.

A palavra de hoje é placebo os farmacêuticos deram este nome a um remédio sem substancia ativas capazes de produzir efeitos fisiológicos, mas como o paciente não sabe de nada disso ele melhora simplesmente porque acredita que o remédio ira fazê-lo melhorar.

A palavra veio do verbo latino placere, agradar. Desse mesmo verbo derivaram o nosso prazer e o inglês, please. A forma verbal placebo é da primeira pessoa singular do tempo futuro, eu agradarei.

Em empresas existem muitos elogios placebos, isto é completamente vazios, mas que costumam produzir um saudável efeito motivador, por exemplo, quando o chefe diz para um subordinado você tem futuro é uma frase sem substancia, mas que agrada e faz bem.

Max Geringer para CBN.

Mudando de emprego - by Max Gehringer


2010-02-08 8:52 AM by Ge Mota

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/02/2010, sobre conselhos para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).
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Sobre mudando de emprego

Hoje vamos fazer uma pausa no nosso pequeno dicionário corporativo, para atender uma ouvinte que tem um problema serio e imediato para resolver.

Ela foi convidada a mudar de emprego, para uma empresa muito maior e ganhando o dobro do que ganha na empresa atual, até ai qualquer um de nos mudaria sem pensar muito, acontece que na entrevista com o gerente de recursos humanos da nova empresa o dito perguntou a nossa ouvinte, como ela se sentiria trabalhando com um gerente autoritário a nossa ouvinte deu uma resposta diplomática e perguntou quando iria conversar com o tal gerente que seria o seu chefe direto, o gerente de recursos humanos respondeu que tudo já estava certo e nem seria necessária a entrevista com o gerente autoritário, isso foi ontem nossa ouvinte tem que dar resposta final até amanhã e esta com uma pulga atrás da orelha, não por desconfiança mais porque ela consultou pessoas que conhecem o gerente autoritário e ouviu a respeito dele alguns adjetivos assustadores como grosso e mal criado. “E agora?” Pergunta no ouvinte.

Bom, muita gente acha que o dinheiro compensa o desprazer mas eu penso diferente, a nossa ouvinte veria o dinheiro uma vez por mês e o gerente grosso todos os dias, todas as horas, todos os minutos. Além disso, como ela já entraria na empresa com um pé atrás qualquer coisa que o gerente dissese seria amplificada por um temor prévio.

Minha sugestão para nossa ouvinte é a mais simples, quem troca a saúde física e mental por dinheiro no fim sempre acaba no prejuízo, mas a algo que a nossa ouvinte deve considerar se ela recebeu uma proposta para ganhar o dobro isso quer dizer que ela esta ganhando na empresa atual bem menos do que merece, propostas assim não caiem do céu simplesmente.

Portanto, a nossa ouvinte não deve avaliar a proposta que recebeu como sendo a única que receberia ela deve sondar o mercado que neste momento esta contratando, algo me diz que nossa ouvinte não demorará a encontrar uma empresa que lhe ofereça o salário gordo, mas sem o gerente grosso.

Max Gehinger para CBN.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pequeno dicionário do mundo corporativo: prestigio - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/02/2010, sobre a palavra prestígio.

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Pequeno dicionário do mundo corporativo: prestígio.

A palavra de hoje é prestígio, originalmente ela significava em latim algo muito diferente do que significa hoje, era mais um chingamento do que um elogio.

Era o nome que se dava ao mágico charlatão, que fazia truques para enganar as pessoas, mas foi o poder de atração que esses embusteiros, enganadores exerciam sobre o povo ignorante e incauto, que deu origem ao sentido atual de prestigio alguém capaz de atrair, ser admirado e de ser respeitado pelo que faz.

O prestigio profissional pode ser apenas uma ilusão passageira, a diferença é que ha dois milênios os prestidigitadores enganavam aos outros, hoje quem se acha o Maximo porque ocupa um alto cargo em uma empresa pode estar enganando a si mesmo.

Max Gehinger para CBN.

Pequeno dicionário do mundo corporativo: ponderar furibundo - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/02/2010, sobre a palavra furibundo.

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Pequeno dicionário do mundo corporativo: furibundo
A palavra de hoje é engraçada furibundo, é alguém que faz uma comunicação num tom exageradamente feroz e agressivo, por exemplo, quem não cumprir os objetivos do mês esta morto.

Palavra veio de fúria ao contrario de que muitos imaginários em latim a terminação bundos, significava em estado de, por exemplo, o meditabundo em alguém em estado pensativo, o vagabundo é o que caminha sem rumo e o moribundo é o que esta próxima da morte.

Pelo seu som hilário o sufixo bundo, poderia ser mais utilizado no mundo corporativo aquele colega que não é chefe mais fica agindo como se fosse, seria um chefebundo.

Max Gehinger para CBN.

Pequeno dicionário do mundo corporativo: ponderar profissão - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/02/2010, sobre a palavra ponderar.


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Pequeno dicionário do mundo corporativo: profissão


A palavra de hoje é ponderar, em tempos remotos o valor do dinheiro era determinado pelo peso de metais nobres.

Como herança desta época, alguns nomes permanecem até hoje, nos países de língua espanhola a o “peso” e a “peseta”, na Inglaterra a unidade monetária é o “pald” do latim “pudins” que significava peso, desta palavra latina veio também o verbo ponderar no sentido de saber pesar muito bem todas as opções antes de tomar uma decisão que possa resultar em prejuízo, para vida, ou para carreira.

Max Gehringer para CBN

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Existem cinco estágios em uma carreira


O primeiro estágio é aquele em que um funcionário precisa usar crachá, porque quase ninguém na empresa sabe o nome dele.

No segundo estágio, o funcionário começa a ficar conhecido dentro da empresa e seu sobrenome passa a ser o nome do departamento em que trabalha. Por exemplo, Heitor de contas a pagar.

No terceiro estágio, o funcionário passa a ser conhecido fora da empresa e o nome da empresa se transforma em sobrenome. Ex.: Heitor do banco tal.

No quarto estágio, é acrescentado um título hierárquico ao nome dele: Ex.: Heitor, diretor do banco tal.

Finalmente, no quinto estágio, vem a distinção definitiva. Pessoas que mal conhecem o Heitor passam a se referir a ele como "o meu amigo Heitor, diretor do banco tal". Esse é o momento em que uma pessoa se torna, mesmo contra sua vontade, um "amigo profissional".

Existem algumas diferenças entre um amigo que é amigo e um amigo profissional.

Amigos que são amigos trocam sentimentos. Amigos profissionais trocam cartões de visita.

Uma amizade dura para sempre.
Uma amizade profissional é uma relação de curto prazo e dura apenas enquanto um estiver sendo útil ao outro.

Amigos de verdade perguntam se podem ajudar.
Amigos profissionais solicitam favores.
Amigos de verdade estão no coração.
Amigos profissionais estão em uma planilha.

É bom ter uma penca de amigos profissionais.
É isso que, hoje, chamamos networking, um círculo de relacionamentos puramente profissional.

Mas é bom não confundir uma coisa com a outra.

Amigos profissionais são necessários.
Amigos de verdade, indispensáveis.

Algum dia, e esse dia chega rápido, os únicos amigos com quem poderemos contar serão aqueles poucos que fizemos quando a amizade era coisa de amadores e ainda precisávamos usar crachá.
by Max Gehringer

Secretária Executiva

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Entrevista de Emprego.


Boa tarde, Pessoal!
Me add... rs

Estive estes dias sem postar, porque estou muito ansiosa, vou lhes contar minha história.

Há uns dias atrás me escrevi em um site de empresa para uma suposta vaga de secretária executiva, após dois dias fui chamada fiz a primeira seleção e ao passar tive uma entrevista com a Diretora que iria me reportar e a partir daí começou minha ansiedade, que se atende a um mar de pensamentos que não consigo explicar e enquanto não receber o retorno final, não sossego.
Bom antes de fazer esta entrevista, pesquisei vários sites (inclusive tenho algumas dicas para vocês que já postei e vou postar), e busquei estar bem preparada para o momento “H”, durante a entrevista recebi perguntas que pareciam com as que eu li, mas foi uma conversa tão legal e a vontade que não se ao acerto se atendi as expectativas do diretor e se serei chamada, por que a pergunta: - Fale de você?. Além de ser um triunfo para quem seleciona, deixa de calça justas quem pensa que sabe falar de si próprio, aprendi que falar de seus pontos fortes não é essencial, mais a verdade pura sim.
Então meninas sem de longas, minha dica para hoje é leiam bastante, aprendam sobre a empresa que iram fazer seleção, sejam sinceras e esperem todos os tipos de perguntas e tente serem sempre vocês mesmas, ou seja, a melhor.
Bjos

Secretária Executiva.