quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A executiva no céu.


Veja uma crônica ótima, por Max Gehringer

Foi tudo muito rápido. A executiva bem-sucedida sentiu uma pontada no peito, vacilou, cambaleou. Deu um gemido e apagou. Quando voltou a abrir os olhos, viu-se diante de um imenso portal. Ainda meio zonza, atravessou-o e viu uma miríade de pessoas. Todas vestindo cândidos camisolões e caminhando despreocupadas.
Sem entender bem o que estava acontecendo, a executiva bem-sucedida abordou um dos passantes:
- Enfermeiro, eu preciso voltar logo para o meu escritório, onde tenho um meeting importantíssimo. Acho estou aqui por engano: meu convênio médico é classe A, e isto aqui está me parecendo mais um pronto-socorro. Onde é que nós estamos?
- No céu.
- No céu?
- É, tipo assim, o céu…
- Aquele com querubins voando e coisas do gênero?
- Certamente. Aqui todos vivemos em estado de gozo permanente.
Apesar das óbvias evidências (nenhuma poluição, todo mundo sorrindo, ninguém usando telefone celular), a executiva bem-sucedida custou um pouco a admitir que houvesse mesmo apitado na curva. Tentou então o plano B: convencer o interlocutor, por meio das infalíveis técnicas avançadas de negociação, de que aquela situação era inaceitável.
- Veja – ponderou – daqui a uma semana receberei meu bônus anual – e estou fortemente cotada para assumir a posição de presidente do conselho de administração da empresa. E foi aí que o interlocutor sugeriu:
- Talvez seja melhor você conversar com Pedro, o síndico.
- É? E como é que eu marco uma audiência? Ele tem secretária?
- Não, não… Basta estalar os dedos e ele aparece.
- Assim? (…)
- Pois não?
A executiva bem-sucedida quase desaba da nuvem. Em sua frente, imponente, segurando uma chave que mais parecia um martelo, estava o próprio Pedro – São Pedro! Mas ela havia feito um curso intensivo de approach para situações inesperadas e reagiu rapidinho:
- Bom dia. Muito prazer. Belas sandálias. Eu sou uma executiva bem-sucedida e…
- Executiva… Que palavra estranha. De que século você veio?
- Do 21. O distinto cavalheiro vai me dizer que não conhece o termo ‘executiva’?

Transcrição de Max Gehringer.

Secretária Executiva

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Quais os mitos sobre a arte de procurar emprego?

Na atual conjuntura, onde muitas pessoas estão ativamente procurando emprego, transcrevo algumas considerações que poderão ajudá-las a desmistificar conceitos que as tem atrapalhado nesta empreitada. Ciente da realidade e com uma boa dosagem de autoconfiança, você terá melhores condições de conseguir sua colocação no mercado.
1. Se o emprego não for anunciado no jornal ou postado num site, ele não existe.
Grande parte é efetivamente colocada na mídia, mas muitas posições nunca são anunciadas. Para identificá-los, sonde proativamente as empresas ou explore sua rede de contatos (network), a qual responde pela grande maioria das contratações.

2. O currículo deve ter no máximo uma ou duas páginas.
É verdade que poucas pessoas gostam de ler currículos extensos, mas o fato é que o currículo deve conter seus dados mais relevantes, e excluir informações potencialmente importantes por causa de restrições de espaço não faz sentido. A regra a seguir é manter seu currículo sucinto, elegante, mas bem elaborado, com citação das suas principais informações e realizações.

3. O importante não é o que você conhece, mas quem você conhece.
Os dois fatores têm seus próprios méritos e relativos pesos. A combinação do seu know-how X know-who é que vai definir seu valor e seu diferencial, pois o mercado procura efetivamente o executivo com um bom mix destas qualidades.

4. Minhas chances aumentam com o número de currículos que envio.
Hoje, é importante uma tática que prima mais pela qualidade do que pela quantidade. Seja seletivo no envio dos currículos, mas sempre alinhado com seus objetivos. Com foco e alinhamento, suas chances de acertar no emprego desejado melhoram.

5. A melhor entrada é pelo RH ou pelo Departamento de Pessoal.
Pode ajudar, mas o melhor caminho ainda é contatar, se e quando possível, o próprio contratante da posição. Afinal de contas, ele é o tomador da decisão.

6. As realizações que conquistei vão garantir minha colocação.
Errado! Lembre-se de que a empresa quer contra¬tar o seu presente e o seu futuro, não o seu passado. Fale mais sobre o que você pode fazer e menos sobre o que você já fez.

7. Sem diploma, não tenho chances de conseguir um bom emprego.
Falso! No passado recente, isso podia até ser válido, mas, hoje, as empresas são mais pragmáticas; elas querem resultados práticos. Caso você não tenha o grau de ensino requerido, é sua incumbência ensinar a essas pessoas que suas habilidades e competências de longe compensam a eventual falta do diploma. Mas o fator mais importante ainda continua sendo sua autoconfiança!

Por Robert Wong (autor dos livros “O Sucesso Está no Equilíbrio” e “Super Dicas para Conquistar um Ótimo Emprego” e um dos palestrantes mais inspiradores e requisitados do mercado)

Fonte: HSM GLOBAL (http://www.isecretarias.com/?p=2589)

Secretária Executiva

O QUE É MOTIVAÇÃO?


Existe ainda muita confusão e desconhecimento sobre o que é e o que não é motivação. Vemos ainda que a motivação é quase sempre relacionada com desempenho positivo.
Mas, será que é verdade?

Ao longo dos anos, passamos a acreditar que quando uma pessoa se põe a caminho de um objetivo, ela não necessariamente está motivada a atingir este objetivo. Os fatores que a levam a caminhar naquela direção podem-lhe ser intrínsecos ou extrínsecos. Quando são intrínsecos, há motivação; quando são extrínsecos, há apenas movimento.

É fato que muitas vezes, uma pessoa sente-se levada a fazer algo para evitar uma punição ou para conquistar uma recompensa. Entretanto, em ambos os casos, a iniciativa para a realização da tarefa não partiu da própria pessoa, mas de um terceiro, que a estimulou de alguma forma para que ela se movimentasse em direção ao objetivo pretendido. A pessoa não teria caminhado em direção ao objetivo caso não houvesse a punição ou a recompensa.

As pessoas podem, também, agir levadas por um impulso interno, por uma necessidade interior. Neste caso, existe vontade própria para alcançar o objetivo, existe motivação, que pode ser transformada em movimento permanente por meio da doutrinação. Aliás, é isso que as organizações produtivas buscam. Porém, na maioria das vezes, o que se vê é a aplicação de técnicas de estimulo ao movimento imediatista. O movimento é uma situação passageira. Só dura enquanto persistirem os estímulos que o geraram. Além disso, a eliminação dos estímulos normalmente provoca insatisfação e um comportamento indesejável.)
Catho Dicas.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Conselhos para quem quer ser secretária.


História 3


No ano de 2003, trabalhava em uma empresa de telefonia de grande porte como assistente administrativo, para época o que ganhava mal dava para pagar um curso superior, após motivação de minhas colegas de trabalho daquele tempo e vontade de ganhar melhor, decidi fazer três vestibulares para letras, administração e secretariado executivo em faculdades particulares, e para minha surpresa passei (rsrs), comemorei como se tivesse passado em uma faculdade estadual.
Escolhi o curso de Secretariado, pois não me via lecionando e o curso de administração tinha muitas matérias da grade de secretariado e sem falar que era muito mais caro quase o dobro, então para meu ajuste financeiro, escolhi fazer este curso.
Quando cheguei à faculdade vi aquele maravilhoso mundo de pessoas que já eram ou queria ser mais cultas, se especializando para estar um passo a frente de muitos, me dediquei, estudei e tirando sempre as melhores notas com o passar do tempo, ou melhor no 4º semestre tive uma aula naquele tempo de PDI (Processo Decisório e Inovação), que somente um comentário do professor carregado de meu cansaço, desmotivação e problemas financeiros, me fez desistir do curso. Não culpo o professor pela desistência, acho que a culpa e minha por minha falta de fé no curso.
Fiquei quatro semestres sem estudar e por forças maiores, apoio de meu gestor na época voltei a estudar, agora administração em outra faculdade fiz três semestres e comecei a relembrar da época de minhas colegas do curso de secretariado que se formavam naquele semestre e pensei: - Poxa, era para eu estar me formando também, e agora!? Então decidi voltar a estudar o curso depois de analisar que benefícios o curso me trouxe e o que havia aprendido nos dois cursos, tranquei administração e voltei para o curso secretarial, apos conversar com o coordenador vi que era aquilo que queria, fiz uma auto analise e descobri que gosto de servi, fazer varias atividades ao mesmo tempo, aprendi a arte do calar, ouvir e pensar bem, se você leitora tem este perfil ou esta buscando estas qualidades esta no caminho certo e consegui por fim concluir no ano passado este maravilhoso curso, hoje já penso em uma pós graduação para recuperar o tempo perdido (rsrsr).
Se ao ler meu texto achou que não agregou nada em sua decisão se quer ou não fazer, aconselho buscar informações ir à faculdade que possui o curso, comparar com outros que tem expectativas, ou seja, correr atrás.
A dica voltei a fazer secretariado, pois em uma palestra que participei o palestrante disse: “- hoje faço o que posso e amanhã faço o que quero.” Enfatizo que fiz o que podia fazer, abandonei e por causa do destino voltei e hoje amo o que faço.
Ser quer um conselho este curso é maravilhoso, você aprende noções de direito, contabilidade, psicologia empresarial, administração, eventos é um curso dinâmico, aberto, que te põe para pensar e para reaprender a cada minuto.

Faça a escolha certa!!!

Secretária Executiva

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PILOTO AUTOMÁTICO


História 2

Ontem fui ao toillete, após o almoço para escovar meus dentes e havia uma senhora do meu lado que geralmente, cruzo com ela no refeitório da empresa pela manhã durante o café ou nos corredores, como a mesma estava a engraxar seus dentes perfeitos não a cumprimentei justamente para não constrange-la vendo sua boca entupida de creme dental, fiquei quieta fui para a pia ao lado retirei escova e a delicie com creme dental que ganhará no consultoria de meu dentista Dr. Marcelo (um abraço), foi passagem de canal em minha vida (rsrs), voltando ao assunto comecei a escovar e quando olhei para o lado minha colega de trabalho havia terminado, pegou a toalha de papel enxugou seu rosto e seu nem falar comigo, acredito eu por estar na posição inversa agora, ou seja, eu com o creme dental em toda a boca somente me olhou nos olhos para ver o que estava fazendo e saiu e eu continuei o meu ritual, só que neste momento ela apagou a luz do toillete e fiquei no escuro por alguns segundos até que consegui cuspir o que havia em minha boca e gritei: - Opaaaa!!! Ela voltou e rapidamente como se tivesse saído do piloto automático, me pediu desculpas com um grito lá de fora e acendeu a luz, dei um sorriso para mim mesma me olhando no espelho e voltei para minha limpeza bucal, pensando como estamos sempre distraídos.

Esta história que conto para vocês é para retratar como ficamos tão acostumados com rituais, que nem percebemos quem nos rodeia ou se precisam de nós, as vezes passou por pessoas e não vemos, não a cumprimentamos ouvi uma vez em uma palestra de concentração que isto ocorre devido o turbilhão de informações que recebemos ou pelo estresse causado em nós por estas mudanças tão rápidas do mundo .
Esse famoso piloto automático é um perigo para nossas vidas, pois deixamos de prestar a atenção em muita coisa e temos que tentar ver tudo como se sempre fosse a primeira vez, temos aguçar nossa curiosidade cada dia mais, mesmo que já tenhamos feito, ou melhor, só prestar a atenção e deixar de ficar sonhando acordado. Então sonhe quando estiver dormindo, o sonho durante o dia pode fazer com que perca oportunidades únicas como o amor, o melhor emprego, o melhor amigo entre outros por que passaram e não vimos. Temos três maneiras de agarrar a felicidade nos preparar para ela, prestar a atenção nela e cultivá-la para que continue sempre ao nosso lado.
Aha! Então pense nisso.

Secretária Executiva

DICAS...


Bom pessoal, como prometido hoje vou passar para vocês dicas de como usar o twitter.

Como usar o Twitter na sua empresa

O Twitter está de olho nas empresas como potenciais usuários. No site Twitter101, há diversas dicas de como utilizar a ferramenta de microblog para relacionar-se com o consumidor.
Diversos casos de sucesso são narrados no site Twitter 101 (http://business.twitter.com/twitter101), como os da Dell e da Pepsi. A empresa também publica um manual de boas práticas corporativas. É possível fazer o download dos slides para fazer uma apresentação (em inglês). Veja a seguir algumas dicas para usar bem o Twitter na sua empresa:
Pense no Twitter como um lugar para construir relacionamentos
- Ao invés de pensar de usar o Twitter como um lugar para transmitir informações sobre sua companhia, pense que ele é uma ferramenta para construir relacionamentos.
- Ouça os comentários sobre sua empresa, marca ou produtos e esteja preparado para resolver problemas, oferecer serviços ao consumidor ou mesmo agradecer as pessoas pelas sugestões.
- Use um tom amigável em suas mensagens.
- Há um recurso chamado Saved Searches que permite monitorar facilmente as menções ao seu produto, empresa ou marca.
- Para compartilhar e amplificar ideias, use o recurso de “retweet”, muito apreciados pelos usuários do Twitter.
- Publique mensagens que tenham valor real. Por exemplo, ofereça cupons exclusivos, revele os bastidores da sua empresa, publique fotos do escritório e lojas, compartilhe informações de projetos em desenvolvimento.
- Não faça spam enviando mensagens diretas para massas de usuários. Outra dica: publicar mensagens duplicadas em uma conta é considerado spam e viola os termos de serviço.
Entenda que o Twitter funciona em tempo real
As mensagens do Twitter são curtas, rápidas e alcançar pessoas onde quer que elas estejam. É um meio instantâneo, o que traz uma série de implicações para as empresas que ligam com a ferramenta.
- Você pode fazer questões, lançar ideias e solicitar o feedback dos usuários – geralmente, as respostas vêm logo.
- Se você acaba de lançar um produto, peça a opinião dos usuários ou siga os tweets das pessoas que estão falando sobre ele.
- Quando os consumidores publicam dúvidas no Twitter, elas geralmente esperam uma resposta rápida – em dias, se não em poucas horas. Fique atentos às menções (em @mentions).
Faça medições do valor do Twitter
Primeiro, verifique se sua empresa está realmente engajada no Twitter. Você está respondendo às mensagens? As pessoas estão mencionando sua empresa? São mensagens positivas ou negativas? Depois, quantifique sua experiências, observando os seguintes pontos:
- Veja quantas questões foram respondidas, quantos problemas de consumidores foram resolvidos. As porcentagens mudaram ao decorrer do tempo?
- Quando fizer promoções no Twitter, use cupons únicos com código, de forma que você pode saber quantas pessoas aderiram à promoção baseados no Twitter.
Fonte: Info Abril


Otimo dia a todos....

Secretária Executiva.


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Caras Leitoras


Resolvi criar um blog...?

Após estar toda a manhã buscando informações, sobre a secretária executiva em vários sites de busca de como se comportar em ambiente de trabalho, entrevistas e vida pessoal resolvi eu mesma começar a escrever sobre estes assuntos, modéstia parte complicados de encontrar.
Durante estas consultas encontrei sites maravilhosos que retratam nossa realidade, mas aos poucos. Então porque não unificar? Hoje paralelamente passei o dia trabalhando, é claro, comecei a observar meus colegas de trabalho, por que não dizer as secretarias e resolvi escrever sobre minhas aventuras diárias e consultas em outros sites, com a brilhante idéia de criar um blog, por que não!?.

História 1
Hoje recebi ligações de outras secretarias da empresa que presto meus atributos, conhecimentos como quiser chamar e detectei que apesar de exercermos a mesma profissão, para algumas ao menos dar um bom dia, boa tarde e boa noite e um esforço enorme, sem falar daquele olhar nos corredores, que às vezes parece penetrar a alma de pegar-lhe de surpresa, entoando um forte arrepio (afff). Meu objetivo não é comentar lamentações, frustrações ou até mesmo anseios que surgem durante o dia. Mas vale comentar o por que de ser assim, somos um grupo que ainda tem que crescer, mostrar para que veio e que somos necessários como qualquer outro profissional, então vamos nos unir, pois ser secretaria é servir, tratar bem, ser maleável e entendida.

Então, minha finalidade é trazer para nós profissionais de secretariado, noções, dicas e maneiras de ser durante o dia e levantar a importância desta profissão tão necessária, que nestes tempos é vista pelas empresas, como função imprescindível.

Secretária Executiva